Os 30 melhores classificados grátis para Afiliados e MMN

Classificados grátis

Isso existe? Ou seriam os 30 menos piores classificados grátis? Ainda não sabemos. Estamos fazendo medições (atualização: antes de continuar a leitura, veja os resultados das medições no artigo Divulgação de Programas de Afiliados com Classificados Grátis: o ó do borogodó). Recorrentemente somos encaminhados pelos criadores de sistemas de afiliados a utilizar técnicas de divulgação periférica do tipo dos classificados grátis. Muitos afiliados se queixam de não estarem obtendo resultado com seu trabalho de divulgação, no entanto não conseguem especificar os motivos do mau êxito. Fazem exatamente o que o criador do programa orienta, mas não obtêm o sucesso imaginado. Será apena um problema de estratégia ou é porque os classificados não se prestam para esse fim?

Um dos objetivos do blog DivulgaçãoGrátis.com é também fornecer ferramentas de medição para que os afiliados ou distribuidores de MMN saibam se o seu esforço não está sendo em vão.

Durante o carnaval (especificamente no dia 07 de março),  iniciamos uma pesquisa com classificados grátis para analisarmos sua eficiência em trazer visitas para nossos sites, blogs e páginas de afiliados. Cadastramos 5 tipos de anúncios diferentes (sobre ganhar dinheiro na Internet e divulgação grátis) em cerca de 30 sites de classificados e inserimos links de rastreamento para contabilizar o tráfego advindo dessas origens. Construímos nosso próprio sistema de rastreamento dedicado de links, o qual indicamos a todos que desejam efetuar medições em campanhas de divulgação não alcançadas pelo Google Analytics. A pesquisa prossegue e, em breve, exporemos os dados coletados. Para você não ficar sem saber dos resultados, subscreva agora o nosso blog e receba as atualizações direto em seu e-mail. Siga-nos no Twitter também.

Segue a lista dos sites de classificados grátis com as respectivas notas gerais e tipos de links permitidos. Os critérios utilizados para avaliação seguem na próxima tabela.

[table id=1 /]

Se você estiver divulgando um programa de afiliados ou um sistema multinível online através de classificados grátis, qual é o atributo mais importante no anúncio? A resposta é o link! (As imagens são o segundo ponto.).

Quando o objeto do anúncio é um produto físico, como um carro, ou um serviço prestado in loco, o link já não tem a mesma importância. Mas para divulgação de negócios online, a existência do link é crucial. Obviamente, nosso intuito em divulgar nesse tipo de site é que as pessoas cliquem no nosso link e acessem nosso site ou blog. Sem isso, a divulgação com classificados é sem préstimos. Por esse motivo, inserimos a coluna “link” na tabela acima para informar se os sites de classificados permitem a inserção de links nos anúncios e, também, de que forma o link é permitido. Veja as situações de inclusão de links que observamos ao cadastrar nossos anúncios:

  • Automático. Significa que basta você digitar o link no texto da descrição do anúncio, que automaticamente o link se torna ativo.
  • HTML. Você deve digitar o código HTML do link para que ele se ative na descrição do anúncio. O código é este: target=”_blank” href=”“>Clique aqui</a>. Altere o link e o texto “Clique aqui” para o que você desejar.
  • Aceita inativo. Você pode inserir o link na descrição, mas ele não estará clicável.
  • Página. Você pode inserir seu link em outro lugar da página do anúncio que não seja no campo descrição.
  • Proibido. Não aceita link, nem mesmo inativo. O único site de classificados da lista que impõe essa restrição é o QueBarato.

Os critérios de pré-avaliação

Dizemos “pré-avaliação” porque a verdadeira avaliação é saber se o site de classificados envia visitas para nosso site ou blog. Essa avaliação final será exposta em outro artigo. A pré-avaliação que estamos fazendo aqui refere-se ao à qualidade do ambiente de criação do anúncio e às ferramentas oferecidas no site de classificados.

Para organizar a tabela acima e obter a nota geral, utilizamos os seguintes critérios e pesos, muitos dos quais avaliados de maneira subjetiva. Críticas nos comentários são bem-vindas.

[table id=2 /]

 

Divulgação em classificados grátis: um ato de paciência!

Ainda não decidimos sobre a eficiência da divulgação grátis com classificados, utilizando essa estratégia de cadastrar os anúncios e aguardar as visitas. Além disso, ainda há o aspecto dos classificados em destaque que, embora sejam pagos, podem ter um bom retorno. Iremos medir essa faceta dos classificados também. Subscreva o blog para não perder estas análises.

Publicar em anúncios de sites de classificados não é bolinho. É estresse na certa. Enquanto não se decide sobre a eficiência de divulgação com classificados, damos algumas dicas, que aprendemos na prática, para você ficar mais tranquilo durante o cadastramento dos anúncios.

  • Prepare-se psicologicamente. Anunciar em classificados grátis exige bastante paciência e disposição. Determine um horário e esteja descansado para poder fazer tudo corretamente (escolher a categoria correta, alinhar o texto, colocar link, inserir imagens, preencher seu perfil quando houver). Faça aos poucos. Você terá que confirmar o cadastro via e-mail na maioria dos classificados. Em alguns deles, o ato de encontrar a categoria do anúncio é um trabalho de Hércules (força a mente e os olhos).
  • Simplifique os cadastros. Você irá se cadastrar em dezenas de sites de classificados. Para facilitar, utilize sempre o mesmo e-mail, senha e nome de usuário nos cadastros. Use uma senha bem fácil de ser lembrada. Você precisará várias vezes destes dados para retornar às áreas de edição dos anúncios.
  • Utilize o Bloco de Notas do Windows. Escreva todos os seus anúncios em um arquivo TXT e deixe-o sempre aberto, enquanto os cadastra nos classificados. Copie o anúncio de uma vez só e transfira-o para o campo “descrição” do cadastro do anúncio. A partir dali vá distribuindo os dados (título, link e corpo) para os devidos campos.
  • Preencha seus perfis. Muitos classificados grátis oferecem o preenchimento de perfil com foto e link. Não abra mão de utilizá-lo. Mostrar seu rosto no anúncio somente torna este mais atraente e confiável. Além disso, você ainda pode inserir seu link no perfil.
  • Sempre utilize imagens. As imagens atraem mais a atenção do que o texto. Coloque imagens que valorizem o que você divulga. Por exemplo, se você está anunciando um sistema de afiliados, mostre screenshots desse sistema, isso torna mais concreto o objeto anunciado à vista do leitor.
  • Utilize imagens JPG. Este é o padrão para anúncios. Gifs também são aceitas. Outras extensões são rejeitadas em alguns sites de classificados.
  • Mantenha todas as  imagens no mesmo diretório. A cada anúncio que você cadastrar, esse diretório será acessado. Se você tiver que navegar entre vários diretórios para colher suas imagens, você ficará louco.
  • Pré-classifique as imagens. Renomeie suas imagens para que elas fiquem organizadas no diretório, da mais importante para a menos importante. Inserir as letras consecutivas do alfabeto nas imagens é uma boa estratégia (A_imagem1.jpg, B_imagemnova.gif, C_anuncio.jpg).
  • Utilize a função autocompletar dos campos. Observe que na maioria das vezes, você não precisará digitar alguns campos do anúncio. Basta pressionar a tecla “para baixo” do teclado para ver as opções pré-digitadas naquele campo.
  • Conduza o leitor até o link. O objetivo final dos anúncios de afiliados e de MMN nos classificados grátis é que o visitante clique no link mostrado. Se na descrição do anúncio não for possível a inserção de link, escreva uma frase ao final do texto indicando para o leitor onde o link se encontra na página. Por exemplo, “Para acessar, clique agora no link que aparece à direita nesta página“. Especifique o máximo que puder a localização do link.
  • Desenganche o link. Posicione o link entre duas linhas em branco para destacá-lo, centralize-o e coloque-o em letras grandes, se possível. Dê um ENTER depois do link ou coloque uma frase do tipo “Está esperando o quê? Clique agora!” para separar o link dos textos que se seguem na página do anúncio. O link deve ter visibilidade total.

Qual a sua experiência com classificado grátis?

Temos observado que estão surgindo vários sites de classificados que utilizam a plataforma WordPress para a criação. Já ouvimos também em um podcast um afiliado contando que seu método com classificados grátis não é cadastrar anúncios, mas ir atrás das pessoas que estão procurando emprego nos classificados. Será que a eficiência dos classificados reside em pagar para destacá-los? E você? Já divulgou sistemas de afiliados e Marketing Multinível nos classificados grátis? Considera-os adequados para esse tipo de publicidade? Você conhece outra abordagem para utilização dessa ferramenta de divulgação?

Categorias: Divulgar Link

Ver comentários (109)

  • Olá Valter, tudo bem?

    Mais uma grande postagem sua, penso na sua paciência que teve em pesquisar cada link de anúncio grátis!! Deve ter sido cansativo, e quem ganha com isto somos nós.

    As poucas vezes que anuncie em plataforma gratuitas, o resultado não foi um dos melhores, talvez tenha feito a coisa errada.

    As notas estão bem baixas hein? esperarei o resultado de sua campanha para avaliar se realmente compensa anunciar neste tipo de plataforma.

    Meus parabéns,

    Jan Carle

    • Olá, Jan. Obrigado pelo comentário. Cansei, sim. Mas devemos tirar a prova de uma vez por todas. As notas são resultados da mescla dos pesos com os valores atribuídos (basicamente de 1 a 5 e booleanos) para cada critério. Nenhum dos classificados chegou a 10 nesta avaliação. Lembre-se de que estamos avaliando os classificados basicamente no que tange a divulgação de negócios online (programas de afiliados, MMN online, blogs).

  • Olá Walter! Tudo bem? Há alguns meses, eu estava pesquisando para fazer uma divulgação, e encontrei um site em que você mencionava o 1link. A partir daí, aprendi muita coisa. Cheguei ao Dani Edson e ao Rogério Job. A conclusão é que aprendi um pouco fazer sites, começando por opções gratuitas, por não saber o que ia acontecer. Hoje, tenho um blog wordpress (http://celsohl.wordpress.com/).
    Tudo começou com a sua primeira informação.
    A divulgação gratuita tem sido uma loteria, porque o congestionamento é muito grande. A orientação que tenho dado para pessoas que trabalham comigo é para usar meios que nos coloquem cara a cara com os futuros interessados, e eu mesmo tenho feito isso - divulgação localizada nos bairros: panfletos, cartazes, abordagens etc. Mesmo quem usa divulgação paga depara na primeira página com muitos concorrentes, deixando quem faz a consulta perdido.
    Isso é um muito obrigado para você. Celso Silva

    • Olá, Celso. Obrigado pelo comentário. Estamos juntos nessa. Fico feliz em saber que meu blog lhe foi útil. Siga-nos no Twitter e fique ligado em nossas dicas diárias.

  • Walter eu particularmente não utilizo muito esse tipo de divulgação porque acho ineficiente.Quando comecei fiz teste em 3 dos maiores classificados, e não obtive muito resultado, nem contado de pessoas vindas desses sites.Bem, para mim isso é igual ao autosurf e a maioria ali está atrás de vender também né, comprar são poucos, mas talvez algumas pessoas podem ter sorte, sabendo fazer uma bela divulgação e paciência para republicar os anúncios expirados devem obter algum resultado.

    • Olá, Vivian. Obrigado pelo comentário. Em breve vou postar o resultado das medições com classificados grátis. Fique ligada.

  • Esse comentário da Vivian é verdadeiro e interessante, porém, acho que os vendedores são também compradores. Estou usando essa idéia no ramo em que trabalho, nos comércios, partindo do princípio, por exemplo, de que todos os comerciantes e comerciários fazem refeições, todos compram celulares, móveis etc. E todos têm familiares e amigos que serão indicações. Acredito que essa tendência pode ser aplicável à internet, embora, eu ainda não tenha dados a respeito. Eu, por exemplo, trabalho com marketing de rede com produtos para a saúde, emagrecer e ganhar peso. Todo mundo precisa disso, e também de dinheiro. Daí, concluo que nós não podemos descartar nenhum tipo de meio de divulgação; o corpo a corpo ainda funciona, mas a internet nos abre novos horizontes.

    • Olá Walter, eu sou um afiliado que tenho tido muitas dificuldades com sites classificados que não funcionam tenho até a impressão que os anuncios só ficam no papel eles excluem ao seu bel prazer. tem site que não consigo fazer o anuncio tenho que desistir daquele site parece uma pressão para você resolver pagar como que tudo que é pago funcionam abraços Dario

      • Olá, Dario. Obrigado pelo comentário. O problemas com os classificados grátis é que os anúncios vão se amontoando sobre os nossos e eles rapidamente são esquecidos. Para determinados tipos de anúncios, como "ganhar dinheiro pela Internet" a eficiência é bastante baixa. Ainda não analisei se pagar para colocar o anúncio em destaque vale a pena. Mas estou pensando em fazer a pesquisa.

  • Olá Valter!!!

    Amei este artigo, excelente.
    Utilizei muito este tipo de divulgação com pouco retorno.

    Ficarei aguardando o resultado desta incrível pesquisa.

    Um forte abraço.

    Faça um visitinha em meu site: htpp://wwww.martimgrund.com

    • Olá, Anderson. Obrigado pelo comentário. Nós, que divulgamos programas de afiliados, devemos estar cientes da eficiência de certas técnicas de divulgação para evitarmos trabalho vão.

  • Valter,
    Abençoado este seu trabalho. Estava procurando sites gratis para divulgação de MMN, e me deparei,com estes comentários. Na verdade, não sabemos o que é bom,nem pagando. Eu me afiliei a Webmarketing, que segundo eles enviam por cada clique 200 grupos do
    yahoo, tenho 10 por dias. São tres meses e não prospectei nada. Não sei aonde esta o erro.Dê-me sua opinião. Grata.

    • Olá, Zelia. Obrigado pelo comentário. Você não especificou o que é o "Webmarketing" a que se afiliou. É um site? Se em três meses, você não conseguiu nada, é hora de mudar de estratégia.

    • Parabéns pelo seu artigo, Valter

      Eu nunca tinha visto nada a respeito de sua máterira na internet.Eu já utilizei centenas de classificados gratuitos na internet para divulgação de alguns programas de afiliados que participei, entre eles o kit ganhe dinheiro on-line do Dani Edson, um dos melhores na minha opinião, pela idoneidade do idealizador.Eu até tive bons retornos com anúncios classificados gratuitos, mas temos que ter muita paciência na hora de postar os anúncios, pois dão uma canseira na gente e também porque tem muita concorrência.O que a Zélia Moraes se refere deve ser o script mágico, onde você se cadastra seus links e envia automaticamente seus anúncios para 240 grupos do yahoo, grupos e google, pagando uma taxa mensal pelo uso.O problema é que juntamento com seus link vem também o link do idealizador do script.Outro problema é que o servidor do script mágico vive fora do ar.Atualmente, ao meu ver, uma forma de divulgação, onde você poderá criar sua página de divulgação de seu negócio e fazer uma divulgação para gerar tráfego de qualidade para seus negócios.
      Gostei muito de seu blog.
      Parabéns!

  • Estou super aprendendo estou querendo divulgar mais estou enrolada com relação a tudo fiz uma loja virtual no ebrecho ,teria que ter produtos não aceitam afiliados ,afiliei-me no interneyshop,como fazer divulgação ,entrei no divulga .o site http://www.divulga-se.01br.com (barra)regicoellishop2011.O de afiliado regcoellishop2011 equipe neomerkato,me ajuda andar com sites de vendas adoro ficar pesquisando quero ,com isso tentar ganhar algum.

Posts Relacionados