Pular para o conteúdo

Email Marketing: 2 Erros Que Você Deve Evitar

Chamar a atenção. Conectar. Persuadir. Esses são três requisitos básicos da comunicação do email marketing que vende. O Rafael Cruz, nosso mentor de copywriting, mostra abaixo duas formas desastrosas de acabar de vez com as chances de seu email vender alguma coisa.

ESCREVER MENSAGENS GENÉRICAS NO EMAIL MARKETING

É um erro que ocorre muito frequentemente em email marketing. É uma das piores coisas que você pode fazer. É querer dizer tudo e não dizer nada. A mensagem é dissimulada.

Por exemplo, nesta mensagem:

“Quero te apresentar a um produto fantástico e revolucionário, que está mudando a vida de muitas pessoas. Você vai emagrecer de forma rápida e sem dor de cabeça.”

Essa mensagem não possui clareza e, por isso, ela não se conecta, é chata e desestimulante. O leitor se esforça para entender o que você quer dizer e, por causa disso, não consegue. Ele desiste de continuar a ler o texto.

Ninguém deseja ter o trabalho de ficar tentando descobrir o que a mensagem quer dizer. Isto é, ninguém quer decodificar mensagens.

Mensagens genéricas passam desconfiança em email marketing. São palavras dissimuladas. Ela transmitem a falta de comprometimento do emissor da mensagem.

Veja a seguir outra frase que diz a mesma coisa, mas de maneira específica:

“O produto X está devolvendo o prazer das mulheres em usar biquini na praia e serem admiradas. Esse produto é capaz de fazer você perder de 4 kg a 8 kg em 3 semanas, sem fazer dietas malucas e sem precisar se matar na academia.”

Observe como a frase é mais precisa, mais clara. Ela cria uma imagem na cabeça da leitora. Certamente, se você estiver buscando emagrecer, essa frase vai te chamar a atenção.

Veja, então, como é possível impactar as pessoas simplesmente alterando sua forma de escrever o texto. Mensagens claras passam confiança e comprometimento em email marketing. Elas são interessantes.

Obviamente, quanto mais você conhece seu avatar (sua persona), mais específicas e qualificadas se tornam as mensagens que você escreve.

ESCREVER MENSAGENS SEM TOM PESSOAL

Imagine que você recebeu duas mensagens por email. Uma é uma propaganda de sapato, a outra é uma mensagem de um amigo seu.

Email Marketing Amor Heart Coração Vermelho Carta Envelope

Qual dos dois emails lhe chamaria mais a atenção? Certamente é a mensagem do seu amigo (a não ser que o email do sapato seja algo que você esteja esperando muito).

Você vai abrir primeiro a mensagem do seu amigo, porque ele fala sua língua. É mais agradável e verdadeiro. Seu amigo te entende, te ouve e conhece seus problemas. Seu amigo sempre procura ajudar, trazendo soluções para seus problemas.

O que quero dizer é o seguinte: seja amigo da sua lista de emails (sem exageros, claro). Uma amizade gentil, solícita. Você aparece, quando necessário.

A amizade com a lista diz respeito a prestar ajuda aos integrantes. Trata-se de tentar ajudar o leitor a encontrar soluções para seu problemas. Além disso, é importante que você fale a língua dele. Seja amigo da lista, não vendedor.

USE “EU” EM VEZ DE “NÓS”

Falar em tom pessoal é o oposto de falar em tom comercial. Por exemplo, o uso da primeira pessoal no plural (nós) indica impessoalidade: “nós queremos”, “nós iremos”, “nós acreditamos”, etc. Esse tipo de linguagem expressa a comunicação de uma corporação, não de uma pessoa (muito menos de uma pessoa amiga).

Em vez disso, use a primeira pessoa do singular (eu): “eu quero”, “vou te mostrar”, “vem comigo”, etc. Seja uma pessoa física falando com seu leitor, não uma pessoa jurídica. Ele não gosta de se relacionar com entidades, mas com seres humanos.

A pessoalidade é poderosa. Imagine que você recebeu essa mensagem do seu amigo no messenger: “eu preciso falar com você”. Certamente, você vai ficar curioso sobre de que se trata.

Lembre-se sempre de aplicar a pessoalidade nos emails que você escreve e também nos vídeos que você cria. Aproxime-se mais do seu leitor com essa simples técnica.

Portanto, seja específico e pessoal em suas mensagens. Você vai ver como as vendas vão explodir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.